Viver Generosamente

Viver Generosamente

Em 2 Coríntios 8:1-5, Paulo nos dá uma ilustração de generosidade e, em seguida, alguns princípios de como viver generosamente ou de como honrar a Deus com o que temos.

“Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus”.

Observe que, Ele diz primeiro que os crentes na Macedônia foram testados por muitos problemas. Essa frase indica que essas pessoas foram esmagadas pelas circunstâncias da vida. É provável que foram perseguidos e ridicularizados por causa de sua confiança em Cristo. Em segundo lugar, somos informados de que eles eram muito pobres. Isso significa extrema pobreza. É provável que isso também tenha sido o resultado de sua fé em Cristo.

Terceiro, eles foram caracterizados pela alegria abundante. Eles eram pobres, estavam sob extrema dificuldade, mas ainda assim, foram caracterizados por abundante alegria. Essas pessoas tinham uma fé tão sólida em Cristo que viviam alegremente apesar de suas circunstâncias.

Concentravam-se na graça que haviam recebido, e não nas provações que estavam passando.

Eles ouviram que a igreja em Jerusalém estava sofrendo. Os macedônios ouviram isso e queriam ajudar. O povo implorou para poder ajudar os irmãos e irmãs em Jerusalém.

Paulo diz que a razão pela qual eles eram tão generosos era que eles haviam “se entregado primeiro ao Senhor e depois se entregado aos outros”. Esse é o segredo para a generosidade.

Pense Nisso!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.