Experimentando a graça de dar?

Experimentando a graça de dar?

Doar de Coração

Na Macedônia o apóstolo Paulo e sua equipe encontraram um grupo de mulheres reunidas para a adoração fora da cidade de Filipos. A influência judaica na cidade era mínima, já que não havia homens suficientes para ter uma sinagoga. Paulo pregou a Cristo e “o Senhor abriu o coração de Lídia para responder às palavras ditas por Paulo”.

Desta experiência, nasceu uma igreja que teve uma postura intrigante, e esta atitude é comprovada através do trabalho de alguns pesquisadores que por muitos anos têm mapeado a realidade de que quanto maior a renda, menos se dá. É estranho e aparentemente contrário a qualquer sentido racional. Alguns dos maiores doadores de presentes em percentual são os mais pobres em suas rendas. Isso era verdade para os macedônios: “No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade” – II Coríntios 8:2.

O texto mostra uma alegria abundante e uma pobreza profunda misturando-se em um transbordamento de generosidade. A palavra “generosidade” implica uma determinação em dar generosamente. Para nossa surpresa, a pobreza deles não teve efeito negativo sobre a doação que fizeram. A razão é bem clara. A graça de Deus transbordou neles. É uma grande prova de que a chave para dar não é o valor da renda ou a disponibilidade de recursos que temos, mas o funcionamento eficaz da graça de Deus no coração. A graça deixa o crente com uma generosidade sincera e com alegria em dar. Alegria abundante e profunda pobreza produziram através da graça um transbordamento de generosidade. Isso só pode acontecer pela graça de Deus no coração. Portanto, a graça nos convida a mostrarmos sua riqueza e alegria através da doação. Nenhum preço pode ser colocado sobre a graça de Deus mostrada a um pecador. Dar generosamente é a resposta natural do coração que conhece a graça de Deus. Sua doação reflete a evidência da graça de Deus?

Pr. Evaldo Falcão Oliveira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.